5% OFF com o cupom SEGUROVIAGEMEUA5

Seguro viagem ideal: como escolher o seu

27 de junho de 2018 Redação

Escolher o seguro viagem ideal nunca é nosso primeiro pensamento quando planejamos viajar para conhecer o mundo. Seja para ir a Europa, Estados Unidos ou até destinos nacionais, nosso pensamento é só voltado para diversão.

Mas não podemos fugir de assuntos sérios como nossa saúde. Normalmente, pensamos que o passeio será perfeito. Nunca imaginamos que, não importa onde estivermos, estaremos sempre sujeitos a situações desagradáveis. Esses episódios podem incluir emergências de saúde, roubos, extravio de bagagem, entre outros.

Sendo assim, é imperioso que estejamos preparados e que saibamos como agir caso algo de ruim ocorra ou fuja de nosso controle enquanto viajamos. Nesse sentido, vamos conversar sobre como contratar um seguro viagem ideal?

Compare preços das melhores seguradoras »

 

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é um contrato firmado com uma seguradora que pode garantir coberturas para praticamente qualquer tipo de incidente ou imprevisto durante todo o período de uma viagem (de acordo com o plano escolhido, claro!). E para escolher a cobertura ideal para sua trip, é preciso conhecer a fundo o que cada seguro oferece.

 

Como funciona um seguro viagem?

Seguro viagem ideal

Seguro viagem é uma assistência temporária.

Um seguro viagem é tipo uma assistência temporária para ser usada em regiões onde teoricamente você ficaria sem assistência médica. Ele tem validade a partir do momento do embarque ao seu destino até o momento do desembarque e da restituição de bagagens.

São simples de fazer, podendo ser contratados até mesmo pela internet do seu smartphone na sala de embarque do aeroporto. Porém, é bom ser feito com antecedência para garantir mais tranquilidade durante o planejamento de toda a sua viagem.

Geralmente, eles são feitos para viagens internacionais, pois a grande maioria dos planos de saúde brasileiros tem cobertura em todo território nacional. Mas, é cada dia mais indicado também ter um seguro para viagens domésticas, afinal seu plano de saúde não cobrirá danos com bagagens, atrasos, cancelamos entre outros imprevistos.

Já o seguro viagem cobre além desses citados, emergências médicas e necessidades diretamente relacionadas a elas. Citam-se algumas dessas necessidades como transporte em ambulância, internação, cirurgia, exames e procedimentos que têm relação com o acidente ocorrido. Na pior das hipóteses, o seguro também pode cobrir a repatriação do corpo em caso de morte.

É importante ressaltar que o seguro viagem não é um plano de saúde. Ele tem como objetivo solucionar imprevistos ocorridos durante os dias passados longe de casa. Logo, não é possível marcar uma consulta com aquele cirurgião plástico famoso utilizando o seguro viagem. Ele serve para ser usado em reais necessidades de auxílio e somente no período em que se está viajando.

 

Como escolher o seguro viagem ideal?

Tipos de seguro viagem

Decisão do viajante deve levar em conta perfil.

Como existem inúmeros tipos de viagens e viajantes e também existem diversos tipos de seguro que podem ser contratados. O importante é selecionar aquele que seja coerente e compatível com seu estilo e com o que você pretende fazer no decorrer do seu percurso.

Cada país possui suas próprias regras relativas à obrigatoriedade ou não obrigatoriedade do seguro viagem para a entrada de turistas em seu território.

Na América Latina, apenas Cuba e Venezuela exigem seguro viagem para entrar no país. Se você pretende conhecer a Austrália, o seguro também é obrigatório por lá.

A maioria dos países que faz parte da União Europeia segue as mesmas regras de exigência do seguro viagem para entrada de estrangeiros não-europeus em seu território. A exceção fica por conta de Bulgária, Croácia, Chipre e Romênia, além de Reino Unido que não exigem o Seguro.

Esse seguro exclusivamente europeu existe graças ao Tratado de Schengen. Esse acordo exige que o seguro viagem ofereça cobertura mínima de 30 mil euros por passageiro/turista, e inclui assistência médica e repatriação funerária.

O seguro definido pelo Tratado de Schengen é obrigatório para todos os visitantes não europeus. Ele funciona como um dos métodos existentes na União Européia para garantir a livre circulação de seus cidadãos dentro de seu amplo território.

Agora, por incrível que pareça, os Estados Unidos não exigem seguro viagem de seus visitantes, mas apenas o visto norte-americano em seus passaportes.

De qualquer forma, é importantíssimo que se contrate um seguro viagem ao viajar para os Estados Unidos. Lá, o preço de uma cirurgia de apêndice é de aproximadamente 30 mil dólares (o que equivale a mais de 100 mil reais).

O preço de um seguro viagem internacional (para os Estados Unidos, por exemplo) é muito mais barato do que se imagina. Fazendo uma viagem de uma semana, por exemplo, o preço do seguro fica a partir de R$ 99.

 

O que cada tipo de seguro pode me proporcionar?

Preço do seguro viagem para os Estados Unidos

Preço varia de acordo com a cobertura.

Depende do quanto você estiver disposto a pagar. Como citado acima, o preço do seguro básico para passar duas semanas nos Estados Unidos custa a partir de R$ 99. Mas existem coberturas que podem ser adicionadas ao seguro caso você possa investir um pouco mais. Como exemplo, temos:

  • Perda de Documentos;
  • Extravio de Bagagem;
  • Assistência Médica para Gestante;
  • Assistência Médica para Prática de Esportes;
  • Proteção para equipamentos eletrônicos, como câmeras fotográficas profissionais;
  • Aumento das indenizações pagas pela seguradora, entre outros.

 

Em quais situações o seguro é exigido/obrigatório?

Seguro viagem para crianças

Alguns países exigem seguro viagem.

O seguro viagem muitas vezes é solicitado mesmo por países que geralmente não o exigem, mas apenas em situações especiais, como:

  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Idosos acima de 70 anos;
  • Pessoas com determinadas doenças.

Também é indispensável declarar, no momento da contratação do seguro, se o contratante pretende praticar esportes de aventura como mergulho, escalada, snowboard, esqui, paraquedismo, entre outros.

É essencial esclarecer à seguradora todas as informações demandadas de forma autêntica e verdadeira. Isso evitará problemas caso haja necessidade de atendimento médico, pois o único beneficiado poderá ser você.

 

Seguro viagem do cartão de crédito

Vale a pena usar seguro viagem oferecido pelo cartão

Cartão de crédito também oferece assistência.

Alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem gratuitamente desde que a compra das passagens seja realizada com o mesmo cartão. Ressalta-se que o cliente deve solicitar esse benefício à empresa operadora do cartão de crédito. Geralmente, isso é possível fazendo uma ligação telefônica ao número impresso em seu verso, mas não deixe de ler o contrato do seguro oferecido no site da empresa do cartão.

Também existem outras vantagens em usar seu cartão de credito em uma viagem internacional. Alguns oferecem redução de impostos, acesso às salas VIP em aeroportos, e até mesmo descontos em restaurantes e hotéis. Não deixe de consultar os benefícios oferecidos pelo seu cartão antes mesmo de embarcar!

 

Dicas para escolher o seguro viagem ideal

Dicas sobre seguro viagem

Ler contrato da seguradora é fundamental.

  • Compare preços apenas em empresas sérias, mas compare também a cobertura oferecida por cada uma delas;
  • Por mais insuportável que pareça, não deixe de ler com atenção as cláusulas do contrato e a apólice do seguro viagem que pretende contratar;
  • Durante a viagem, carregue sempre com você o contrato do seguro, mesmo que ele tenha sido feito pela empresa de cartão de crédito. Tenha sempre em mãos tanto o cartão quanto o contrato.

 

Vale a pena fazer seguro viagem?

Preço mínimo de um seguro viagem

Seguro viagem proporciona mais tranquilidade.

O objetivo de uma viagem nunca é voltar para casa com lembranças ruins. O importante é voltar descansado, renovado e feliz por tudo ter dado certo, até mesmo nos momentos imprevistos.

Por isso mesmo, não viaje sem seguro que corresponda ao seu perfil e que atenda às suas necessidades. O preço do seguro viagem é mínimo se comparado ao custo total de uma viagem ao exterior, mas pode fazer toda a diferença durante seus dias fora de casa.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre as exigências e as vantagens do seguro viagem? Você já passou por alguma experiência na qual ter ou não ter contratado um seguro viagem fez toda a diferença?

Então não deixe de simular agora mesmo o preço do seu seguro viagem ideal! Basta inserir as datas da sua viagem no formulário e comparar 😉